Quimiweb
Logística & Embalagem
empresas
embalagens
associação
recuperação
termo

Sindicerv assina termo de compromisso em gestão de resíduos sólidos

Embalagem Marca

Autor

Sindicerv assina termo de compromisso em gestão de resíduos sólidos

O Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, por meio da Coalizão Embalagens, assinou Termo de Compromisso com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). O objetivo do acordo é atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos por meio da logística reversa de embalagens, buscando equilíbrio e responsabilidade compartilhada entre o poder público e as empresas fabricantes de embalagens.

O sistema de logística reversa é o processo pelo qual fabricantes, importadores, comerciantes e consumidores implementam um sistema de coleta, recebimento e recuperação de embalagens. O acordo prevê metas conjuntas de recuperação e reciclagem, dos materiais como vidro, papelão e plástico colocados no estado de São Paulo pelas empresas e entidades signatárias.

Para este ano, a meta de medição de recuperação e reciclagem será de 22%, e subirá anualmente, meio ponto percentual, chegando a 24% em 2025.

Como medida de fomento e gestão de resíduos sólidos, o acordo prevê que o volume de recuperação de embalagens retornáveis seja contemplado no cumprimento do termo pelas empresas.

Como forma de incentivar o uso de embalagens retornáveis, o acordo prevê uma redução proporcional ao grau de utilização desse tipo de embalagem. A cada 5% de embalagens retornáveis reinseridas no sistema, será descontado 1% de sua meta total, não podendo ser reduzida a menos de 50% do volume originário.

O acordo reconhece a experiência das empresas adquirida ao longo dos anos na reciclagem e reintrodução de vidro no mercado. Atualmente, o percentual de massa de vidro retornável utilizado pelas empresas que assinam o termo é de aproximadamente 60%.

Para o superintendente do Sindicerv, Luiz Nicolaewsky, a assinatura do termo com a CETESB oficializa e reforça o compromisso das entidades signatárias com a destinação ambientalmente adequada de embalagens e colaboração com os objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O termo terá validade de cinco anos e se aplica para o estado de São Paulo. As empresas integrantes da Coalizão Embalagens deverão apresentar um relatório anual contendo os resultados e dados operacionais do conjunto de embalagens que colocaram no mercado.

Também assinaram o acordo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE) e Associação de Logística Reversa de Embalagens (ASLORE), que fazem parte da Coalizão Embalagens.


Leia este artigo com uma
conta gratuita.

Já tem uma conta? Faça Login

Relacionados

Nesquik ganha nova identidade visual

Nesquik ganha nova identidade visual

A Nestlé apresenta a nova identidade visual de Nesquik. De acordo com a companhia, o rebranding tem como objetivo ressignificar a marca, mantendo toda a memória afetiva que conquistou ao longo de sua história. “A nova identidade visual apresenta...

Por Embalagem Marca

e-Commerce Day: Crescimento deverá aproximar-se dos 30% revelam os CTT

e-Commerce Day: Crescimento deverá aproximar-se dos 30% revelam os CTT

Os CTT registaram casa cheia no auditório da Lispólis, em Lisboa, durante o CTT e-Commerce Day 2021, evento organizado em parceria com a TSF e o Dinheiro Vivo, que regressou em formato híbrido: presencial e digital.

Por Revista Packaging

Lecta lança novo catálogo Adestor

Lecta lança novo catálogo Adestor

O novo catálogo Adestor contém toda a gama de etiquetas autoadesivas disponível através da Lecta. Apresenta também exclusivamente os mais recentes produtos e, além disso, inclui toda a gama de impressão tradicional offset e a gama especial SRA3 em...

Por Revista Packaging