Quimiweb
Inovação & Tendências
global
setor
defesa
comercial
aeroespacial

PwC divulga pesquisa sobre o desempenho do segmento aeroespacial e de defesa

Brasil Alemanha News

Autor

PwC divulga pesquisa sobre o desempenho do segmento aeroespacial e de defesa

A edição 2021 do estudo Global Aerospace and Defense: Annual Industry Performance and Outlook, da PwC, divulga as principais métricas de desempenho do segmento comercial da indústria global aeroespacial e de defesa (A&D), além de acontecimentos relevantes. Os dados foram extraídos de relatórios financeiros do ano fiscal de 2020 e incluem os resultados das 100 maiores empresas de A&D em termos de receitas.

O setor aeroespacial e de defesa registrou US$ 697 bilhões em receitas (queda de 8% em relação a 2019) e US$ 25 bilhões em lucros operacionais (redução de 61%), sobretudo devido aos impactos da Covid-19 no setor aeroespacial comercial, uma vez que a demanda em passageiros‐quilômetros pagos transportados (RPK, na sigla em inglês) despencou 66%.

Panorama geral do setor de A&D

A aviação comercial já é parte crítica da infraestrutura global. A Covid-19 deixou o setor em crise, e não se espera sua recuperação plena até o fim de 2023. Além disso, muitas companhias aéreas serão provavelmente prejudicadas por grandes dívidas que podem dominar sua estratégia de alocação de recursos. 

Nas últimas duas décadas, a aviação tornou-se cada vez mais inelástica, como provam sua resiliência durante a última recessão e a recuperação subsequente. A globalização e o crescimento da classe média global estimularam a demanda. Mesmo que haja uma tendência de moderar – ou até reverter – a globalização (já que cadeias de suprimentos se moveram para mais perto de seus mercados), a previsão de longo prazo para o setor aeroespacial comercial é positiva. Basta considerar, por exemplo, que 82% da população global ainda não puseram os pés em um avião e que, com a projeção de crescimento da classe média global de 25% para 60% até 2030, há um enorme segmento inexplorado de novos consumidores.

As perspectivas para a defesa continuam boas. Orçamentos globais de defesa estão estagnados, mas em níveis saudáveis. Embora os déficits crescentes representem um risco para esse tipo de gasto, os níveis de ameaça global permanecem elevados em algumas regiões, inclusive as que passam por programas de modernização militar.

Além disso, as ações de restruturação iniciadas pelas empresas aeroespaciais comerciais em 2020, combinadas com a transformação digital e melhorias de processos, vão melhorar a competitividade por muitos anos e posicionar a indústria para um boom de lucratividade assim que os mercados de destino se recuperarem.

O relatório completo pode ser acessado pelo link.


Leia este artigo com uma
conta gratuita.

Já tem uma conta? Faça Login

Relacionados

Se planetas se formam em discos protoplanetários, por que não há planetas nos discos?

Se planetas se formam em discos protoplanetários, por que não há planetas nos discos?

Por que existem tantos discos de poeira e gás ao redor de estrelas jovens nos quais não existe nenhum planeta?

Por Inovação Tecnológica

Energia solar é estratégica para acelerar o desenvolvimento sustentável do Brasil, aponta ABSOLAR

Energia solar é estratégica para acelerar o desenvolvimento sustentável do Brasil, aponta ABSOLAR

A fonte solar fotovoltaica, incluindo usinas de grande porte e sistemas de menor porte em edifícios e terrenos, já evitou a emissão de 12,5 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade no Brasil, desde 2012. Este é...

Por Brasil Alemanha News

Cadeia produtiva do algodão apresenta sustentabilidade e qualidade da fibra brasileira

Cadeia produtiva do algodão apresenta sustentabilidade e qualidade da fibra brasileira

Sustentabilidade, qualidade e rastreabilidade são diferenciais do algodão brasileiro. A cadeia produtiva da fibra apresenta os atributos do produto nacional ao divulgar o inédito Programa SouABR (Algodão Brasileiro Responsável) e ao comemorar os 5 anos do Movimento Sou de...

Por Brasil Alemanha News