Quimiweb
Inovação & Tendências
área
entrevista
materiais
professor
jovens

No YouTube, professor da UFABC entrevista jovens pesquisadores da área de materiais poliméricos

Agência FAPESP

Autor

No YouTube, professor da UFABC entrevista jovens pesquisadores da área de materiais poliméricos

No YouTube, professor da UFABC entrevista jovens pesquisadores da área de materiais poliméricos Iniciativa de divulgação científica também conta com minidocumentários e entrevista com grandes empresas sobre temas relacionados à sustentabilidade (imagem: reprodução)

09 de agosto de 2021

Agência FAPESP – Um canal de divulgação científica criado no YouTube pelo professor Derval dos Santos Rosa, da Universidade Federal do ABC (UFABC), traz entrevistas com pesquisadores do Brasil e seus jovens orientandos, procurando relacionar a história de vida dos entrevistados com os novos desenvolvimentos na área de materiais poliméricos, também conhecidos como plásticos.

A iniciativa ganhou o nome “Professor Polímeros – Para jovens cientistas”.

“O canal foi uma das minhas loucuras da pandemia. Tenho observado, já há algum tempo, a necessidade de uma maior valorização das pesquisas e desenvolvimentos conduzidos por jovens cientistas. Nesse sentido, procurei dar voz a esse grupo, buscando entrevistá-los juntamente com seus orientadores, procurando relacionar suas histórias de vida e suas pesquisas. Pensei na geração de conteúdos por meio de uma conversa simples e coloquial, para divulgar a ciência e a tecnologia desenvolvida em universidades e centros de pesquisas”, diz o professor à Agência FAPESP.

As entrevistas apresentam as principais inovações da área de materiais poliméricos e mostram os desenvolvimentos de novos materiais para diferentes aplicações: embalagens de alimentos, extração de petróleo, remoção de contaminantes do meio ambiente, plásticos de fonte renovável, polímeros biodegradáveis e inteligentes, entre outros.

A equipe do canal também tem gerado dois outros tipos de conteúdos: minidocumentários e entrevistas com grandes empresas. Os minidocumentários abordam temas como “De onde vem a Borracha”, “Resíduos: ser ou não ser lixo, eis a questão”; “Microplásticos”, “Isopor: Problema ou Solução”, “PET, material multiuso”, “Impressão 3D e Natural Fibers”.

Uma vez por mês, são realizadas as entrevistas com grandes empresas, discutindo sustentabilidade. Já foram entrevistadas organizações como iFood, Nestle-Nespresso e Ambev.

Sobre a repercussão do canal, Rosa observa: “Percebemos que temos inscritos de todo o Brasil e do exterior, sendo alunos, pesquisadores, alunos do ensino médio e do público leigo".

Para os próximos vídeos, Rosa conta que está planejando uma entrevista com a diretora de Economia Circular da Braskem na América Latina. O objetivo é discutir o papel do plástico e a sustentabilidade. “Nessa entrevista, mostraremos as estratégias que a quinta maior empresa do mundo da área de plástico estabeleceu. O próximo minidocumentário será sobre economia circular, um tema muito relevante e atual para o mercado”, acrescenta.
 

  Republicar


Leia este artigo com uma
conta gratuita.

Já tem uma conta? Faça Login

Relacionados

Iti, banco digital do Itaú Unibanco, promove campanha com arte urbana

Iti, banco digital do Itaú Unibanco, promove campanha com arte urbana

De olho na pluralidade da arte o Iti, banco digital do Itaú Unibanco, reuniu cinco artistas locais para criarem em parceria painéis de grafite em quatro capitais brasileiras. A ação faz parte da campanha “Graf iti”, e os murais...

Por Mercado & Consumo

Técnica criada na USP barateia fabricação de sensores

Técnica criada na USP barateia fabricação de sensores

A inovação consistiu no desenvolvimento de um substituto para um reagente que pode custar até US$ 1 mil o litro.

Por Inovação Tecnológica

Empresas e jovens mulheres negras se reúnem para discutir a inclusão no mercado de trabalho 

Empresas e jovens mulheres negras se reúnem para discutir a inclusão no mercado de trabalho 

As empresas participantes do MUDE com Elas, programa implementado pela Ação Educativa, pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), Instituto Social Ser+ e pelo escritório de terre des hommes Alemanha (tdhA) em São Paulo, e jovens mulheres negras da iniciativa se reunirão no dia 24 de novembro às 15:00 horas, para discutir a importância...

Por Brasil Alemanha News