Quimiweb
Inovação & Tendências
covid-
educação
alunos
universidade
fapesp

Vídeo de webinário sobre impacto da COVID-19 na educação ganha legenda em português

Agência FAPESP

Autor

Vídeo de webinário sobre impacto da COVID-19 na educação ganha legenda em português

19 de maio de 2021

Agência FAPESP – Em 3 de março de 2020, o 9º encontro da série FAPESP COVID-19 Research Webinars, organizada pela FAPESP com apoio do Global Research Council (GRC), teve como tema a COVID-19 e as desigualdades sociais e foco no impacto da pandemia na Educação. O vídeo do debate, publicado na página da Agência FAPESP no YouTube em inglês, ganhou legenda em português e pode ser acessado em https://youtu.be/-sqKirWXK3s.

Participaram do webinário Lorena Barberia, pesquisadora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Prudence Carter, da University of California, em Berkeley nos Estados Unidos e Romain Delès, da Université de Bordeaux na França. O encontro foi aberto por Ana Maria Fonseca Almeida, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e teve como moderadora Marta Arretche, do Departamento de Política e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (USP).

No encontro, Barberia alertou para o “abismo de desigualdade” resultante do acesso diferenciado à educação durante a pandemia, recomendou que as escolas, quando reabertas, desenhassem programas especiais para os alunos que não tiveram acesso remoto às salas de aula ou à supervisão.

Nos Estados Unidos, as desigualdades também se ampliaram ainda mais com a pandemia. Carter descreveu um quadro de segregação digital entre alunos de escolas públicas e sugeriu que o acesso à internet seja considerado um bem público.

O período de dois meses em que crianças e adolescentes tiveram aulas remotas na França foi avaliado por meio de questionário enviado para todos os pais e responsáveis de alunos do sistema educacional francês, em estudo que envolveu mais de 63 mil escolas públicas e privadas, do jardim de infância ao ensino médio. Mais de 32 mil pais e responsáveis responderam à pesquisa, contou Delès.

A íntegra do webinário em inglês está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=-sqKirWXK3s e a versão com legendas em português pode ser acessada em https://youtu.be/-sqKirWXK3s.
 

  Republicar


Leia este artigo com uma
conta gratuita.

Já tem uma conta? Faça Login

Relacionados

KPMG é líder em serviços de gerenciamento de dados

KPMG é líder em serviços de gerenciamento de dados

O relatório “The Forrester Wave™: Data Management Service Providers Q4 2021” nomeou a KPMG como líder em serviços de gerenciamento de dados. O resultado levou em consideração uma avaliação da Forrester sobre os provedores de serviços considerados como mais importantes...

Por Brasil Alemanha News

BMW Group Brasil celebra os prêmios conquistados em 2021

BMW Group Brasil celebra os prêmios conquistados em 2021

O BMW Group do Brasil celebra a conquista de diversos prêmios nos setores automotivo, motociclístico e institucional durante o ano de 2021. Entre eles, o Carro do Ano, o mais tradicional prêmio da imprensa automotiva brasileira, completando a sua...

Por Brasil Alemanha News

Água: a peça-chave para um desenvolvimento de negócios sustentável

Água: a peça-chave para um desenvolvimento de negócios sustentável

Iniciativas de sucesso no setor industrial para uma gestão hídrica mais eficiente Crises hídricas são uma realidade cada vez mais frequente no Brasil e no mundo. Os sinais de alerta para um colapso hídrico têm voltado a atenção global...

Por Brasil Alemanha News