Quimiweb
Associações & Conselhos
nacional
regularização
cna
assuntos
fundiária

CNA discute regularização fundiária no campo

ABISOLO - Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal

Autor

CNA discute regularização fundiária no campo

CNA discute regularização fundiária no campo

24 de fevereiro de 2021 |

A Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na segunda (22), para debater, entre outros temas, a regularização fundiária no país. Um dos assuntos tratados no encontro foi o Programa Titula Brasil, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria Especial de Assuntos Fundiários (SEAF). A iniciativa foi criada para trazer mais praticidade e agilizar o processo de titulação de áreas públicas rurais pertencentes à União e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além de projetos de assentamentos da Reforma Agrária, passíveis de regularização por meio de parcerias com os municípios.

O coordenador geral de Regularização Fundiária do Mapa/SEAF, Alex Aragão, fez uma apresentação sobre o Programa. Ele destacou pontos como base legal, diretrizes e potencial de criação de núcleos de regularização fundiária no Brasil, além de apresentar os dados atuais de prefeituras que já aderiram à iniciativa.

Aragão também abordou o regulamento operacional e o manual de planejamento e fiscalização do Titula Brasil. “A CNA, juntamente com o Senar, as Federações e Sindicatos Rurais podem ajudar muito na divulgação do Programa”, disse ele.

“Essa parceria com os municípios, por meio do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), trará grandes avanços para o setor agropecuário e para o país”, destacou o presidente da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da CNA, Paulo Ricardo de Sousa Dias.

A pauta da reunião incluiu uma atualização sobre o panorama da demarcação de terras indígenas e delimitação de terrenos marginais pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), com o chefe da assessoria jurídica da CNA, Rudy Ferraz. O consultor da Confederação, Denis Rosenfield, analisou o cenário político para a regularização fundiária no Congresso Nacional.

Também foram discutidas melhorias no Projeto de Lei (PL) 2.633/2020, que pretende regulamentar a regularização fundiária em terras situadas em áreas da União a fim de ampliar seu alcance.

O encontro contou, ainda, com a participação do coordenador de Sustentabilidade da entidade, Nelson Ananias Filho, além de representantes de Federações da Agricultura e Pecuária estaduais e de administrações regionais do Senar.

Data: 23/02/2021
Fonte: CNA

Fonte: A Granja


Leia este artigo com uma
conta gratuita.

Já tem uma conta? Faça Login

Relacionados

Na primeira quinzena de janeiro, CGFISC e CGTEC se reúnem: videoconferência com fiscais foi destaque

Na primeira quinzena de janeiro, CGFISC e CGTEC se reúnem: videoconferência com fiscais foi destaque

Preparativos para QuimTec também compuseram pauta O post Na primeira quinzena de janeiro, CGFISC e CGTEC se reúnem: videoconferência com fiscais foi destaque apareceu primeiro em CFQ - Conselho Federal de Química.

Por CFC - Conselho Federal de Química

Vendas do varejo em novembro caem 4,2% na comparação anual e sobem 0,6% ante outubro, diz IBGE

Vendas do varejo em novembro caem 4,2% na comparação anual e sobem 0,6% ante outubro, diz IBGE

Tanto no acumulado de 2021 quanto no dos últimos 12 meses, o setor cresceu 1,9% As vendas do comércio varejista recuaram 4,2% em novembro de 2021 ante o mesmo mês de 2020, informou nesta sexta-feira, 14, o Instituto Brasileiro...

Por ABIHPEC - Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO ENGENHEIRO QUÍMICO CLAUDIO ALBERTO HANSSEN

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO ENGENHEIRO QUÍMICO CLAUDIO ALBERTO HANSSEN

É com pesar que o Conselho Federal de Química (CFQ) recebe a notícia do falecimento do engenheiro químico Claudio Alberto Hanssen, profissional que dedicou sua vida pela Química. Hanssen tinha 90 anos e demonstrava orgulho pela profissão. Formado há...

Por CFC - Conselho Federal de Química